A automação é um conceito muito presente no mercado atual. Diferentes setores têm buscado incorporá-la em seus processos internos, especialmente na área de concessão de crédito. Isso se deve ao crescimento constante da automação nas empresas, segundo a pesquisa internacional OTRS Spotlight: IT Service Management, ela tem estado presente em 78% das empresas brasileiras.
A automatização de tarefas repetitivas tem se tornado prioridade para os negócios que desejam otimizar tempo e recursos. Na análise e concessão de crédito, por exemplo, a automação permite maior eficiência, liberando os colaboradores para se dedicarem a atividades mais estratégicas.
Além disso, a automação contribui para decisões operacionais mais inteligente e ágeis, graças ao uso de tecnologias avançadas. Com isso, é possível melhorar a concessão de crédito sem comprometer a segurança do negócio. Assim, garantindo mais precisão e reduzindo riscos.
Continue a leitura e descubra como a automação pode transformar o processo de concessão de crédito de forma eficiente. Boa leitura!
O que é automação na concessão de crédito?
A automatização da concessão de crédito consiste por meio da utilização de tecnologias, como machine learning ou motor de decisão, para tornar mais eficientes processos como:
- Avaliação de crédito;
- Concessão de crédito;
- Gerenciamento e gestão da carteira de crédito.
Assim, esse processo é viabilizado por meio de sistema automatizado, que se integra a diversas fontes de dados, como:
- Informações cadastrais do solicitante;
- Histórico financeiro;
- Comportamento de pagamento.
Qual a importância da automação na concessão de crédito?
A adaptação às novas tecnologias é um processo inevitável na sociedade atual. A inovação vem sendo incorporada em todos os setores, tornando-se parte indispensável do dia a dia de empresas, parceiros, fornecedores e, claro, dos consumidores.
Diante desse cenário, é impossível falar em eficiência e boa gestão sem mencionar a automação. Todo o processo relacionado à concessão é impactado positivamente por ela, desde análise até a liberação do crédito, influenciando também a experiência do cliente e as estratégias voltadas ao aumento da lucratividade da organização.
Além do mais, a automação permite que a empresa responda com mais agilidade às demandas internas e às exigências do mercado, o que contribui para o ganho de competitividade.
Afinal, a automação compromete a segurança?
Não. A automação na concessão de crédito não compromete a segurança nas operações da empresa. É oposto, quando bem implementada, ela contribui para tornar todo o processo mais seguro.
Assim, isso ocorre porque o sistema automatizado utiliza de ferramentas como algoritmos e motor de decisão para aplicar regras padronizadas e personalizadas nas etapas do processo. Desse modo, reduzindo erros, inconsistências e risco de fraude que podem passar despercebidos.
Além do mais, a automação permite o cruzamento preciso com dados provenientes de fontes confiáveis, como os birôs de crédito. Um exemplo de automação é a automação da Finqi, que realiza esse processo de forma eficiente e responsável. Dessa forma, essa conformidade com legislação como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo a proteção de informações sensíveis e evitando riscos legais.
Quais os principais benefícios da automação na concessão de crédito?
Uma das principais vantagens da automação na concessão de crédito é a integração de todo o ecossistema envolvido nesse processo. Com ela, é possível obter uma visão ampla e detalhada de cada cliente, permitindo que a empresa tenha mais clareza sobre o cenário de risco e oportunidades na concessão de crédito.
Além disso, a automação oferece outros benefícios, como:
1. Redução de retrabalho
Erros costumam gerar retrabalho, aumentando custos e consumindo tempo da equipe. Com a automação, as falhas são reduzidas, o que garante mais exatidão nas análises e operações de crédito. Assim isso evita problemas operacionais que podem comprometer a experiencia do cliente, e resultar negativamente os negócios.
2. Eficiência na gestão de riscos
Quando combinada com uma política de crédito bem estruturada, a automação permite adaptar regras conforme as necessidades do negócio. Com isso, resultando para a mitigação de riscos, redução da inadimplência e tornando o processo de crédito mais estratégico.
3. Aumento da agilidade
Com a automação, o tempo de resposta ao cliente é reduzido. Em vez de levar dias para o obter um retorno, é possível dar uma devolutiva em tempo recorde, aumentando a capacidade da empresa em atender altas demanda com agilidade e na entrega ao cliente.
Leia também | Motor de crédito: a automatização na concessão de crédito
Sobre a Finqi
Com a Finqi, a sua empresa transforma a concessão de crédito por meio da automação do processo de aprovação de crédito, garantido mais:
- Agilidade, consistência e controle nas decisões de crédito;
- Informações atualizadas e confiáveis para análises mais precisas e informadas;
- Extração eficiente e contínua do valor de seus dados, potencializando seus resultados.