As empresas que trabalham com concessão de crédito precisam estar constantemente atualizadas em seus processos, por conta de fatores como as mudanças no mercado. Isso decorre em virtude de progressões, retrocessos, alteração nas regulamentações ou no comportamento dos consumidores brasileiros. Por isso, para acompanhar essas variações, é preciso que as instituições adaptem seus processos de crédito, garantindo sua eficácia.
Além do mais, a eficiência da análise de crédito pode passar despercebida pelos negócios, que não percebem sinais de problemas e exposição a riscos que podem ser evitados. Identificar esses sinais antecipadamente pode fazer a diferença no seu processo de crédito, assegurando a eficácia dele sem maiores riscos. Contribuindo para a preservação e o crescimento da empresa.
Confira a seguir, 5 sinais vitais que você deve captar para otimizar a análise de crédito da sua instituição.
1. Excesso de tempo e burocracia
Análise de crédito lenta e burocracia em demasia são empecilhos para as empresas e seus clientes. Quando a análise costuma demandar muito tempo, pode resultar em efeitos negativos, como a perda de oportunidades de negócios no mercado que cada vez exige mais agilidade. Assim, levando o cliente a ter uma experiência negativa, o que pode afastá-lo da empresa.
Além do mais, o excesso de burocracia somada a processos manuais de análise de crédito, gera demandas que poderiam ser evitadas com a digitalização e automação do processo de crédito. Ao adotar uma plataforma como da Finqi, o tempo de análise é reduzido, tornando o processo mais ágil e aumentando a eficiência da sua operação de crédito. Porque melhora a experiência do cliente e contribui para uma gestão mais eficaz do crédito no seu negócio.
2. Informações desatualizadas
A utilização de informações desatualizadas é um erro comum nas empresas durante a decisão da aprovação ou negativa do crédito. A falta de dados atualizados pode levar a decisões de crédito equivocadas, uma vez que a análise de crédito precisa refletir a situação financeira atual do cliente e as condições econômicas do mercado. Diante disso, ferramentas como a da Finqi são uma excelente solução para incrementar esse processo, proporcionando dados atualizados e assegurando decisões alinhadas com a realidade financeira do seu cliente e do mercado.
3. Dificuldades em reter clientes com bons perfis
Alguns negócios enfrentam dificuldades em reter clientes com um bom histórico de pagamento. Essa questão pode ser um sinal de alerta de que as condições de crédito disponibilizadas pela instituição não são suficientemente competitivas. Ou até mesmo que o processo de análise de crédito não é atrativo o bastante para fidelizar o cliente.
Entretanto, os clientes que estão com as suas contas em dia com um bom perfil financeiro, podem procurar outras empresas que oferecerem condições de acesso ao crédito mais vantajosas.
4. Não estabelecer critérios claros e padronizados
A falta de critérios bem estabelecidos e padronizados na análise de crédito pode resultar em decisões incoerentes e inconsistentes. Porque sem um alinhamento claro, cada análise pode ser realizada com parâmetros variados. O que pode levar, por exemplo, à aprovação de clientes que não tem o perfil apto para o crédito, aumentando assim o risco de inadimplência.
Portanto, ter estabelecido critérios claros e padronizados na concessão de crédito que abordem desde os limites de crédito até as garantias é indispensável para as empresas. Ter um processo bem uniforme não só facilita a tomada de decisão, mas também minimiza os riscos financeiros.
Leia também | Concessão de crédito: saiba como potencializar esse processo
5. A taxa de casos de inadimplência
Uma alta taxa de inadimplência é um sinal de que algo não está funcionando corretamente no processo de concessão de crédito e que alguma coisa está passando despercebido pela sua empresa. Segundo um levantamento do Sebrae, um em cada quatro negócios no Brasil é afetado pela inadimplência. Nesse caso, se o seu negócio está enfrentando uma quantidade considerável de clientes que não cumprem com as suas obrigações dentro do prazo estipulado, provavelmente, o seu processo de concessão de crédito precisa de atualização.
Isso pode indicar que o processo de concessão de crédito está falhando em identificar adequadamente clientes com capacidade de pagamento. Nesse caso, revisar os critérios de análise, utilizar soluções potencializadoras, como as da Finqi. Que ajudam a reduzir o risco de inadimplência e tornar a sua concessão de crédito mais eficiente para o seu negócio.
Ficou interessado? Entre em contato com nossos especialistas que vão ajudá-lo a encontrar as melhores soluções para o seu negócio