O processo de conhecer o cliente e verificar seu histórico e antecedentes, também conhecido como background check, tem como objetivo validar informações a respeito de empresas e pessoas que possam se tornar potenciais parceiros comerciais, clientes, colaboradores ou até mesmo sócios.
Toda essa verificação é importante para a conformidade com o compliance e para a mitigação de futuros riscos nas esferas jurídica, institucional e financeira. Esse processo visa aumentar a segurança, especialmente nos novos relacionamentos, para prevenir riscos por associação a atividades ilegais.
Por isso, é uma ferramenta indispensável para a tomada de decisão das empresas. Acompanhe este conteúdo para entender mais sobre o que é e como funciona a verificação de antecedentes.
Boa leitura!
O que é Background check (KYC)?
O background check é basicamente um processo de verificação de antecedentes. Visto que se trata de uma investigação que busca coletar dados sobre pessoas ou empresas para avaliar riscos e tomar decisões mais seguras.
Por exemplo, conta com um processo de verificação de identidade e histórico do cliente com base em dados oficiais e fontes públicas. Como é o caso da nossa solução de background check.
Desse modo, o background check pode ser utilizado em processo de:
- Compras;
- Áreas de compliance de parceiros ou fornecedores;
- Indústrias, como a da construção civil para a homologação de parceiros locais;
- Setores como o agronegócio;
- Processo de onboarding de clientes.
Quais são os tipos de background check ?
Existem diferentes formas de aplicar o background check, cada uma com objetivos específicos que ampliam a visão sobre a pessoa ou entidade sendo analisada.
Entre os principais tipos de verificação, estão:
Verificação jurídica
Nesse tipo de verificação, o foco está nos aspectos jurídicos, com o objetivo de identificar processos judiciais, litígios ou qualquer questão legal relevante. São analisados registros judiciais, casos civis, criminais ou administrativos, tanto em relação à empresa quanto ao indivíduo.
Verificação comercial e financeira
A verificação comercial examina as relações comerciais, como a análise de clientes, fornecedores ou parceiros. Esse tipo de background check busca entender a confiabilidade das parcerias e identificar possíveis riscos comerciais.
Verificação de integridade e padrões éticos
Aqui, o foco é o histórico de integridade e o cumprimento de padrões éticos. A verificação busca identificar qualquer situação que possa levantar um alerta quanto à conduta e à ética do indivíduo ou da empresa, como questões legais ou comportamentais.
Como funciona o background check (KYC) de pessoas jurídicas e físicas?
O background check pode ser aplicado tanto a pessoas físicas quanto a pessoas jurídicas, assim sendo adaptado para analisar aspectos relevantes de cada um.
Abaixo, confira os principais pontos analisados em cada caso:
- Pessoa Física: a análise de pessoas físicas envolve a verificação do histórico de passivos judiciais, fiscais e criminais. Isso inclui a identificação de processos judiciais, pendências fiscais ou registros de envolvimento em atividades ilícitas;
- Pessoa Jurídica: no caso de empresas, o background check (KYC) verifica a saúde financeira e fiscal, a conformidade com obrigações tributárias e regulatórias, além de realizar uma análise da estrutura societária. Também é investigada a presença de possíveis envolvimentos em práticas ilegais, como corrupção ou trabalho análogo à escravidão, lavagem de dinheiro e a existência de irregularidades perante órgãos públicos.
Qual a relação entre o background check e o compliance?
A relação entre a verificação de antecedentes e o cumprimento das normas está diretamente ligada à necessidade e à responsabilidade de garantir que a empresa esteja em conformidade com as regulamentações vigentes do seu setor. Isso inclui também suas próprias políticas internas de conformidade.
Nesse contexto, a adoção da verificação de antecedentes se torna fundamental. Ele auxilia na redução de riscos, evitando que a empresa se envolva em situações que possam comprometer sua operação ou reputação.
E a relação entre o LGPD e background check?
A verificação de antecedentes, em princípio, é realizada por meio de dados públicos. O background check é permitido pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil. No entanto, é fundamental garantir que o processo esteja em conformidade com os seus requisitos.
A LGPD estabelece diretrizes claras para a coleta e uso de dados pessoais, especialmente em relação a aspectos como:
- Consentimento informado;
- Finalidade e proporcionalidade;
- Segurança e proteção;
- Acesso e retificação de dados;
- Responsabilidade e transparência.
Leia também | Como as soluções Finqi agregam valor aos negócios
Por que é importante fazer a verificação de antecedentes?
É importante que as empresas realizem a verificação de antecedentes de seus parceiros e clientes. Isso porque elas estão expostas a diversos riscos, como tentativas de golpes, fraudes, roubos e outros crimes. Esses riscos podem comprometer a operação da empresa.
Além disso, o background check não interfere negativamente na experiência do cliente. Pelo contrário, ele simplifica o processo de onboarding e contribui para a prevenção de riscos.
A seguir, algumas das vantagens que a verificação de antecedentes pode trazer para o seu negócio:
- Maior transparência e clareza nos processos do seu negócio;
- Agilidade no processamento das informações;
- Melhoria na segurança da sua empresa;
- Relatórios completos;
- Conformidade com o compliance e a LGPD.
Leia também | KYC: saiba a importância de conhecer seu cliente
Finqi: contribuindo para a conformidade através do background check (KYC)
O background check (KYC) vai além da prevenção à fraude. Ele é uma ferramenta estratégica que reforça os valores da empresa. Além disso, garante transparência nas relações comerciais e apoia decisões alinhadas à política de ESG (Environmental, Social and Governance).
Entre em contato com nossos especialistas, para saber como podemos fortalecer a segura do seu negócio!