Logo-Finqi_branca

Concessão de crédito segura: guia completo para empresas

Compartilhe esse conteúdo

Você sabia que só em 2022, o saldo total de empréstimos e financiamentos superou a casa dos R$5 trilhões no Brasil?

Diferentemente do panorama passado que restringia a concessão de crédito apenas às instituições financeiras, empresas de diferentes segmentos começaram a criar suas próprias operações de crédito.

Diante desse cenário, é importante que os profissionais compreendam todos os aspectos que envolvem a concessão de crédito. Da análise à gestão de riscos, tudo precisa ser estudado e analisado para evitar problemas e garantir uma operação de crédito eficiente.

Siga a leitura e confira todas as informações que você precisa saber para que a sua empresa tenha uma concessão de crédito segura e aumento das vendas!

Leia também – Política de crédito: compreenda o seu significado e qual é o seu papel dentro de uma empresa

O que é concessão de crédito?

A concessão de crédito é o procedimento no qual uma instituição financeira analisa e aprova a liberação de crédito para uma pessoa física ou jurídica, podendo ser na forma de cartão de crédito, empréstimo, financiamento, cheques, entre outros.

Isso depende de uma série de fatores, como valor solicitado e o risco de inadimplência do requerente. E isto não significa, apenas, não ter o “nome sujo”.

Antes da concessão, é necessário um processo para garantir a segurança de ambas as partes. Isso envolve a análise de crédito para definir se o responsável pelo empréstimo deve, ou não, conceder os valores, e que também pode influenciar os acréscimos de juros e taxa.

Enfim, após essa avaliação e aprovação, o dinheiro é enviado ao solicitante mediante um acordo pré-definido com datas de pagamento e o total devido.

Principais tipos de crédito concedido

Quando uma empresa concede crédito, ela precisa definir qual será o tipo oferecido aos beneficiados. Nesse contexto, é importante lembrar que cada empresa pode proporcionar diferentes tipos de crédito.

Confira abaixo quais são os principais tipos de crédito possíveis na concessão:

Empréstimo

Valor em dinheiro concedido ao cliente, geralmente com prazo fixo para pagamento e taxas de juros pré-determinadas.

Financiamento

Crédito utilizado para adquirir bens duráveis, como imóveis, veículos, maquinários, etc. O pagamento é feito em parcelas mensais, incluindo juros e amortização do principal.

Cartão de crédito

Linha de crédito rotativo que permite ao cliente realizar compras e pagar posteriormente, geralmente com a opção de pagamento mínimo mensal e taxas de juros elevadas em caso de saldo em aberto.

Linha de crédito

Crédito pré-aprovado disponibilizado ao cliente, que pode ser utilizado conforme necessário, pagando juros apenas sobre o valor utilizado.

Crédito consignado

O crédito concedido com base na renda do cliente, é descontado diretamente do salário ou benefício previdenciário. Geralmente oferecendo taxas de juros mais baixas.

Crédito imobiliário

Empréstimo de longo prazo para a compra ou construção de imóveis residenciais ou comerciais, geralmente com garantia hipotecária.

Crédito empresarial

Linhas de crédito específicas para empresas, como capital de giro, investimento em expansão, aquisição de equipamentos, entre outros.

Análise eficiente para uma concessão de crédito segura

Sem dúvida, uma análise de crédito segura é uma das premissas para que a concessão de crédito seja consciente e vantajosa para todos os envolvidos. Afinal, a meta não é apenas evitar prejuízos para o seu negócio, mas ajudar o cliente a manter o seu equilíbrio financeiro.

Em outras palavras, quando você nega o crédito, está protegendo a sua empresa e o seu consumidor. Por isso, confira como fazer essa análise da maneira mais eficiente possível!

Peça os documentos de identificação

A primeira etapa para uma análise de crédito bem sucedida, é solicitar documentos pessoais do cliente, para que você conheça bem quem receberá o crédito e a confiança da sua empresa.

Exija a apresentação de um documento oficial e com foto atual e CPF ou CNPJ. Tenha certeza sobre a autenticidade dos documentos apresentados, pois isso protegerá o negócio de fraudes e prejuízos.

Tenha um cadastro atualizado

É importante que você alimente e atualize o cadastro de sua empresa. Para isso, todas as informações de contato devem ser solicitadas e atualizados, como:

  • nome completo;
  • filiação;
  • dados e contato do cônjuge (quando houver);
  • RG e CPF;
  • telefone fixo para contato;
  • telefone celular;
  • empresa em que trabalha;

Quanto mais dados você tiver sobre o cliente, mais fácil será encontrá-lo caso ele se torne um inadimplente.

Atualmente, esse é um dos maiores desafios das empresas, mas pode ser evitado com esse simples cuidado.

Automatize o processo

A tecnologia pode ser uma grande aliada das empresas, e a decisão de incorporar esse sistema na rotina da empresa, deve partir dos gestores. Assim, caso você queira obter resultados de fato produtivos em sua análise de crédito, é importante direcionar bons investimentos para essa área.

Os benefícios alcançados confirmam que esse é um verdadeiro investimento, capaz de contribuir para o aumento de sua lucratividade e o seu desenvolvimento.

Leia também – Entenda o que é automação de crédito

Qual é o papel da análise de riscos para a concessão de crédito

Embora fosse ideal que todas as empresas pudessem conceder crédito a todos os clientes sem problemas, na prática, isso não é possível devido aos diversos fatores que podem levar um consumidor a se tornar devedor.

Esse risco é inevitável e deve ser combatido de maneira adequada. Portanto, é necessário que os negócios se dediquem à gestão do risco de crédito e compreendam a importância dessa análise ao conceder crédito aos seus clientes.

Confira à seguir o papel dessa análise durante a concessão desse benefício aos seus clientes.

Detecção de fraudadores

Ninguém tem a habilidade de identificar um fraudador apenas pelo olhar. No entanto, fraudes ocorrem frequentemente no mercado, especialmente na abertura de crediários e clonagem de cartões de crédito.

Por outro lado, ao realizar uma análise de crédito séria e eficiente, o risco de vender a prazo para um fraudador diminui significativamente, pois envolve a verificação rigorosa da identidade do indivíduo.

Harmonia entre a empresa e o cliente

Dever não é bom para ninguém: quem não paga se sente constrangido e quem não recebe tem finanças desequilibradas.

Por isso, a análise de risco protege ambas as partes, garantindo que todos alcancem seus objetivos sem prejuízos. Negar crédito a quem pode se tornar inadimplente favorece a relação de confiança e evita processos de cobrança no futuro.

Redução do risco de inadimplência

O objetivo da análise de riscos é evitar a inadimplência, avaliando as chances de um indivíduo se tornar um devedor e prejudicar a estabilidade financeira do negócio. Essa estratégia protege contra os efeitos negativos da inadimplência, incluindo a dificuldade de cumprir compromissos e o risco de falência.

Saúde financeira do negócio

Uma organização com baixo índice de devedores é mais estável e rentável. A consequência direta dos esforços realizados durante a análise de risco é um negócio financeiramente saudável e promissor.

A democratização da concessão de crédito no Brasil por meio da tecnologia

A democratização da concessão de crédito no Brasil tem sido impulsionada pela tecnologia, ampliando o acesso para aqueles tradicionalmente excluídos do sistema financeiro. Fintechs e bancos digitais utilizam algoritmos de machine learning e dados alternativos para avaliar riscos de crédito de maneira precisa.

As plataformas de empréstimos peer-to-peer e crowdfunding (financiamento coletivo) conectam diretamente tomadores a investidores, reduzindo custos e aumentando a acessibilidade.

O open banking permite que os consumidores compartilhem seus dados financeiros com diferentes instituições, promovendo a competição e possibilitando ofertas de crédito mais vantajosas, e que instituições financeiras possam oferecer produtos de crédito personalizados com base no histórico financeiro completo do cliente.

A educação financeira digital e assistentes virtuais ajudam os usuários a entender suas finanças e tomar decisões informadas. Essas inovações promovem a inclusão financeira e o desenvolvimento econômico no Brasil.

Concessão de crédito automatizada para a sua empresa

Tendo em vista a importância de uma concessão de crédito consolidada e segura, é importante ter em mente a melhor forma de implantá-la no ambiente da sua empresa.

Aqui na Finqi, buscamos transformar a concessão por meio da automação do processo de aprovação de crédito. Com a nossa tecnologia e os critérios definidos por você, a plataforma torna o processo digital de análise de crédito descomplicado, trazendo uma experiência única para você e seus clientes. Confira à seguir alguns dos principais pontos que entregamos:

  • Políticas padrão ou personalizadas;
  • Você define as regras de decisão;
  • Aprovação em segundos;
  • Controle completo da análise;
  • Relatórios gerenciais.

Portanto, aqui você pode obter resultados reais com facilidade e velocidade. Acesse a nossa página de contato e fale com um dos nossos consultores para mais informações.

Confira outros conteúdos