Logo-Finqi_branca

Estratégias para reduzir a inadimplência no seu negócio 

Ações para reduzir a inadimplência no seu negócio

Compartilhe esse conteúdo

Quando falamos de inadimplência, também estamos nos referindo a um processo que possui diversas camadas. Isso porque a inadimplência é uma questão que pode comprometer a tranquilidade das empresas, decorrente da falta de pagamento. Apresentando um risco à sustentabilidade e estabilidade de um negócio, assim sendo um problema no dia a dia empresarial.

Segundo dados da CNDL/SPC Brasil, o número de negativados no Brasil chegou a 68,8 milhões em janeiro de 2025. Em comparação a janeiro de 2024, houve um avanço de 2,8%. Enquanto isso, o número de empresas negativadas cresceu 6,5% em janeiro de 2025 em comparação ao mesmo mês de 2024.

Diante desse cenário, a taxa de inadimplência é um fato que merece atenção e monitoramento contínuo. Por isso, conhecer boas estratégias para reduzir a inadimplência pode fazer diferença tanto na saúde financeira quanto no crescimento e estabilidade de um negócio.

Continue a leitura deste artigo para conhecer cinco boas ações práticas para mitigar a inadimplência no seu negócio.

Qual é a importância em reduzir a inadimplência?

Conforme a edição da pesquisa “Pulso dos Pequenos Negócios” do Sebrae, a inadimplência atinge um em cada quatro pequenas empresas no Brasil, com as dívidas em atraso representando, no mínimo, 30% das despesas desses negócios.

Dessa forma, reduzir a inadimplência está diretamente relacionada a diferentes aspectos críticos que garantem a consistência financeira de um negócio. Já que o desequilíbrio nas finanças o pode trazer consequências graves para a sustentabilidade de uma empresa.

As principais estratégias para reduzir a inadimplência

Como foi mencionado, a inadimplência afeta diretamente o caixa das empresas, pois reduz os recursos disponíveis. À vista disso, esse é um desafio para as empresas de qualquer segmento. Assim, sendo fundamental evitar que a inadimplência se torne um fator comum e recorrente. Além disso, a inadimplência pode ser um indicativo de que algum processo interno da instituição não está funcionando corretamente. Confira abaixo, cinco estratégias para controlar a inadimplência no seu negócio

1° O que é considerado inadimplência

A definição a ser baseada de modo geral é que a inadimplência acontece quando uma pessoa física ou jurídica não cumpre com as obrigações financeiras de acordo com os prazos acordados com o credor. Isso ajudará a ter um plano de ação que ajude a lidar com a inadimplência dos clientes.

Além disso, é importante as análises de risco de crédito para identificar possíveis problemas com os clientes e tomar medidas preventivas adequadas.

2° Acompanhamento contínuo do cenário

Monitorar a situação financeira do negócio é um item indispensável, pois permite identificar sinais de inadimplência, suas causas e fatores que a antecedem. Além de apresentar um número geral de quantos e quais são os clientes inadimplentes para compreender os principais motivos desse quadro.

Dessa foram, o acompanhamento contínuo possibilita a adoção de ações preventivas, evitando que o problema se agrave e se torne rotineiro.

3° Tenha uma política de cobrança

Para manter uma boa organização e disciplina financeira, é preciso definir uma política de cobrança e crédito bem estruturada. Estabelecer prazos de pagamento, taxas de juros e critérios para a concessão de descontos são medidas importantes para lidar com eventuais casos de inadimplência. É de extrema relevância criar um contrato que deixe claro os termos e condições do crédito que será concedido.

4° Adote uma gestão financeira eficiente

Registrar todas entradas e saídas da empresa contribui na organização do fluxo de caixa e para as projeções das despejas e receitas. Esse controle ajuda a planejar ações estratégicas para eventuais situações não programadas, minimizando impactos negativos no orçamento.

Além disso, é necessário estabelecer uma régua de cobrança, que defina meios de lembrar o cliente a respeito do pagamento. Assim, é possível manter um bom relacionamento para com os seus clientes e garantindo a continuidade do vínculo entre ambas as partes.

Leia também | KYC: saiba a importância de conhecer seu cliente

5° Use a tecnologia como auxílio

O uso de ferramentas tecnológicas pode ajudar a facilitar a redução de inadimplência. A plataforma da Finqi contribui significativamente para esse objetivo, com a integração de informações em bases de dados, o que garante maior segurança nas decisões de crédito. Com isso, as análises se tornam mais criteriosas e assertivas.

Dessa forma, os processos de crédito do seu negócio se tornam mais rápidos, eficientes e seguros, ao mesmo tempo em que a empresa se adapta as mudanças do mercado.

Por isso, a prevenção é a melhor ação a ser tomada. Com uma análise e gestão de crédito bem estruturada, a probabilidade de inadimplência será reduzida. Transforme a gestão de crédito da sua empresa com a Finqi!

Entre em contato com os nossos especialistas, e conheça mais sobre as nossas soluções!

Confira outros conteúdos